Perguntas e Duvidas Frequentes Seguro de vida Sulamérica
A DPSA, Declaração Pessoal de Saúde e Atividade, é uma ferramenta que a seguradora tem para avaliar melhor o risco que irá assumir durante o processo de aceitação, analisando o estado de saúde, a atividade profissional e os hobbies praticados do proponente. Deve ser preenchida, datada e assinada por quem está contratando o seguro, ou seja, o proponente, devendo obter somente informações verdadeiras, caso contrário, o segurado pode perder até mesmo o direito à
indenização.
Primeiramente, é avaliado o perfil do proponente através da DPSA preenchida, é levado em consideração também, por exemplo, que a expectativa de vida de homens é menor do que a de mulheres, ou que as mulheres podem ser mais suscetíveis a determinados problemas de saúde aos quais os homens se mostram mais resistentes. Dependendo das necessidades, o proponente pode compor o seguro com as coberturas que julgar mais adequadas. Com base nas informações de perfil e nas coberturas contratadas é determinado o preço do seguro.
O capital Segurado é o valor total da indenização a que o segurado e seus beneficiários têm direito, caso ocorra uma das coberturas contratadas. Após a contratação, o segurado pode optar por aumentar ou reduzir o capital segurado a qualquer momento, para reduzir, basta preencher o formulário específico disponível nos canais de atendimento, caso a opção seja aumentar, será necessário o preenchimento de uma nova proposta de adesão e nova DPSA.
O valor do Capital Segurado vai depender do padrão de vida, renda mensal, o percentual de participação de sua renda na família, a quantidade de dependentes e qual o prazo estimado para cobrir as despesas em caso de sua ausência. É essencial levantar pontos importantes como gastos escolares dos filhos, despesas médicas, financiamentos e custo com inventário. A partir desses pontos, é possível estimar qual o valor de capital segurado ideal para manter a proteção financeira da família.
Há diferentes formas de pagar o seguro. Se optar pelo parcelamento, é importante manter os pagamentos em dia, observando as datas de vencimento para não perder as garantias das coberturas contratadas.
Sim. Os capitais segurados e os prêmios são atualizados pela variação do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), anualmente. Além disso, podem também ser reajustados em função da mudança de faixa etária do segurado titular.
O seguro de vida ou de acidentes pessoais tem duração de 12 meses e poderá ser renovado, a não ser que o segurado
solicite o cancelamento à SulAmérica. Neste caso, o seguro permanece vigente até o último dia do período correspondente à última parcela paga.
Se o segurado atrasar o pagamento por mais de 60 dias da data de vencimento da cobrança, ele
ficará automaticamente excluído do seguro.
Não. A seguradora, assim como o segurado, não estão obrigados a renovar apólice após o final de vigência, devendo comunicar sua decisão de não renovação da apólice ao segurado e ao estipulante (quando for seguro de vida em grupo), mediante aviso prévio de, no mínimo, 60 dias que antecedam o final de vigência da apólice.
Carência é o período, a partir da data de início de vigência do seguro ou do aumento do capital segurado, durante o qual, na ocorrência do sinistro, o segurado ou os beneficiários não terão direito ao recebimento da indenização. Esse período está previsto nas condições gerais.
Franquia é o período contado a partir da data de ocorrência do sinistro ou evento coberto, durante o qual o segurado ou os beneficiários não terão direito ao recebimento da indenização. Esse período é previsto em contrato, estabelecido pela SUSEP.
Não são aceitos débitos de conta poupança e conta salário para seguros de vida.
São aqueles riscos, previstos nas condições contratuais, que não serão cobertos pelo plano. Sinistros decorrentes de atos ilícitos dolosos praticados pelo segurado, por exemplo, são riscos excluídos dos contratos de seguro de pessoas. Ou seja, se o segurado aderir a uma apólice de seguro com cobertura de morte por causas naturais e acidentais e falecer em consequência de algum dos riscos listados nas condições gerais do plano como riscos excluídos, não será devida a indenização aos beneficiários.
Ao contratar um seguro de vida, o segurado titular receberá um certificado, com todas as informações do Seguro de Vida contratado. Além disso, o segurado poderá consultar as Condições Gerais ou entrar em contato através de um dos canais de atendimento
O segurado pode saber o status de sua solicitação no site ou poderá entrar em contato através
dos nossos Canais de Comunicação.
O segurado pode solicitar expressamente a sua exclusão do seguro ou a exclusão de qualquer dos riscos cobertos ou ao final do prazo de vigência da apólice.